Farinha de arroz integral: conheça seus benefícios e aprenda a fazer em casa

Quem adota uma dieta sem glúten precisa estar sempre de olho nas novidades que aparecem no mercado. A cada dia surgem novos produtos para o cardápio de quem faz essa dieta, com o intuito de não somente oferecer opções, mas também melhorar o teor nutricional dos alimentos ingeridos nessa dieta.
A farinha de arroz é um dos substitutos da farinha branca mais utilizados, porque ela pode ser ingrediente de diversas receitas e com ela podem ser preparados muitos pratos saborosos e leves, ideais para quem não consome glúten.
Mas, antigamente era mais comum encontrar no mercado a farinha de arroz branca, derivada do arroz branco. Porém, com a preocupação em trazer opções mais saudáveis, a farinha de arroz integral também surgiu no mercado para fazer parte da mesa de que faz dieta sem glúten.
Você pode comprar a farinha de arroz integral já pronta, mas também é possível fazer a farinha em casa. Preparar sua própria farinha pode sair mais em conta do que adquirir a farinha pronta, por isso vamos deixar a receita para você no final desse artigo.
Mas não precisa ficar chateado, pensando: Ah, mas agora que comprei essa massa de pizza sem glúten é que vou descobrir como fazer farinhas? Os produtos prontos são sempre uma ótima opção para quem não tem tempo de ficar na cozinha e as farinhas feitas me casa podem ser uma opção a mais para quem adota a dieta sem glúten.

Conheça as propriedades da farinha de arroz integral

Feita em casa ou comprada, a farinha de arroz integral possui um alto teor nutricional e propriedades interessantes para quem deseja uma alimentação equilibrada. Essa farinha contém muitas fibras, proteínas e pouquíssimas calorias.
Também contém carboidratos e ferro, além de porções de vitaminas do complexo B, fósforo, magnésio e manganês. Ou seja, é importante que você adote mais essa farinha em seu cardápio. Ainda mais porque ela traz outros benefícios, como:
Não contém colesterol – a farinha de arroz integral é rica em proteínas, porém, essas proteínas não contêm gorduras que fazem mal ao organismo, pelo contrário, ela contém gorduras boas.
Ajuda a cuidar dos músculos – como é rica em proteínas a farinha de arroz integral também ajuda a manter os músculos fortes e suado veios, pois esse nutriente é essencial para eles.
Elimina toxinas – as fibras que estação presentes nessa farinha ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e favorecem a eliminação de toxinas que podem causar problemas de saúde, também prevenindo inflamações e inchaços.
Controla o nível de glicose no sangue – a farinha de arroz integral também possui menor quantidade de glicose do que a farinha de arroz branco, e por isso, ajuda a combater os níveis elevados de glicose no sangue.
Sensação de saciedade – um dos grandes benefícios da farinha integral é que ela ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, isso porque contém proteínas que ajudam nessa tarefa e também controla o açúcar no sangue.
Ajuda a fortalecer os ossos – essa farinha é rica em manganês, como dito há pouco, e por isso, ela também ajuda a fortalecer os ossos, já que esse mineral favorece a absorção de cálcio e ajuda a proteger também as cartilagens.
Ajuda a perder peso – para quem está adotando a dieta sem glúten como uma forma de perder peso, vai ficar muito feliz em saber que a farinha de arroz integral ajuda no processo de emagrecimento também. Além de conter substâncias benéficas que regulam o organismo, ela ajuda a controlar o apetite e possui menos calorias do que as farinhas tradicionais, então, adeus gordurinhas.
Faz bem para o coração – como a farinha de arroz integral ajuda a reduzir o colesterol, ela também favorece o coração e o protege, além disso, as gorduras boas presentes no arroz aumentam a taxa do bom colesterol que também ajuda a reduzir o mau e previne doenças cardíacas.
Como se usa a farinha de arroz integral
Assim como outras farinhas a de arroz integral também deve ser consumida com moderação. Ela pode substituir a farinha de trigo e também pode ser misturada a outras farinhas para se obter a textura desejada.
Também pode ser utilizada em pratos doces ou salgados. Utilize-a para empanar, para fazer massa de macarrão, para engrossar sopas ou então molhos, no preparo de pães, salgados, bolos, panquecas, entre outros mais

Encontrar a farinha de arroz integral não é complicado, e se você sabe onde comprar aveia sem glúten, pode ter certeza de que aí também vai encontrar a farinha de arroz. Procure em lojas especializadas, em supermercados e sites.
E se você quiser se aventurar na cozinha, veja como fazer em casa:
Bata no liquidificador 2 xícaras de arroz integral, mas aos poucos, para conseguir formar uma farinha. Passe a farinha na peneira e bata novamente o que não tiver moído. Pronto, agora é só utilizar!